página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 

Dia 24 de Março pelas 18 horas, na livraria da BN - Entrada Livre

O violinista e compositor Francisco de Sá Noronha (1820-1881): um olhar através das fontes da BN

Virtuoso romântico de carreira periférica – decorrida essencialmente entre o Brasil e Portugal mas com passagens pelos Estados Unidos e Inglaterra – Francisco de Sá Noronha foi também um activo compositor teatral e o mais importante operista português de meados do século XIX. Passou a infância em Guimarães e, à semelhança de muitos emigrantes, partiu para o Brasil em 1838, tendo aí iniciado a sua carreira musical. Passou várias temporadas em Portugal, durante a mais longa das quais, entre 1859 e 1869, conseguiu levar à cena as suas óperas: Beatrice di Portogallo (Porto, 1863) e L'arco di Sant'Anna (Porto, 1867; Lisboa, 1868).

A sua última ópera, Tagir, sobre temática brasileira, seria cantada no Porto em 1876. Foi ainda autor de um vasto repertório de teatro musicado, em muitos casos adaptações de peças francesas, estreado tanto no Rio de Janeiro como em Lisboa e no Porto.

O seu espólio musical, depois de leiloado no Rio de Janeiro em 1886 e adquirido por um português residente naquela cidade, foi oferecido ao Conservatório de Lisboa onde permaneceu até à altura em que os fundos dessa instituição foram depositados na BN. As comunicações que serão apresentadas constituem uma amostragem do trabalho realizado por um grupo de alunos de licenciatura do Departamento de Ciências Musicais da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, orientados por Luísa Cymbron, no âmbito de um seminário de investigação.

A interpretação de um exemplo musical estará a cargo de Maria João Morais (soprano) e Manuela Toscano (piano), esta última docente da disciplina de Prática Musical do Departamento de Ciências Musicais.


Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.