Agenda 2008 : BNP : Lançamento da obra Roteiro Prático de Cartografia: da América portuguesa ao Brasil Império
Agenda 2008 : BNP : Lançamento da obra Roteiro Prático de Cartografia: da América portuguesa ao Brasil Império
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     

 

  19 de Março de 2008 na Livraria BNP

LANÇAMENTO
Lançamento da obra Roteiro Prático de Cartografia: da América portuguesa ao Brasil Império

Realiza-se no próximo dia 19 do corrente, pelas 17h30, na Livraria da Biblioteca Nacional de Portugal, o lançamento de Roteiro prático de cartografia – da América Portuguesa ao Brasil Império , editada pela Universidade Federal de Minas Gerais, obra com um sofisticado projecto gráfico e grande pesquisa iconográfica.

Organizado por Antônio Gilberto Costa, o livro não constitui apenas uma fonte de informações técnicas sobre dados, mapas e cartas que documentam a História do Brasil. Segundo o organizador, a cartografia histórica é muito importante, em especial quando trata das várias linhas fronteiriças, principalmente em regiões mais a Norte, próximas da Venezuela e das Guianas, que ainda não se encontram completamente delimitadas. O organizador ressalta que mapas antigos podem provar a posse desse território, o que confirma a importância de não se perder essas referências, apontando uma das intenções desta publicação.

Roteiro prático de cartografia – da América Portuguesa ao Brasil Império, com tratamento gráfico de alta qualidade e textos acessíveis, possui, ainda, o mérito de atender a diversos públicos, podendo ser utilizado por alunos e profissionais do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação ou, também, por pessoas que tenham interesse na área, mesmo não especializadas do assunto.

O livro é dividido em 16 capítulos que compreendem mapas e personagens que ajudaram a construir esses documentos, além de detalhes sobre a engenharia militar do período abrangido pela obra. Conta com textos de Max Justo Guedes, Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Márcia Maria Duarte dos Santos e Antônio Gilberto Costa.

Sobre o organizador da obra:

Antônio Gilberto Costa é geólogo, doutor em Petrologia pela Universidade de Clausthal Zellerfeld – Alemanha, professor associado do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e coordenador do curso de Pós-Graduação em Geologia deste mesmo Instituto. É, também, coordenador da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG e coordenador do Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG. É organizador e co-autor das obras: Cartografia Histórica das Minas Gerais: da Capitania à Província; Cartografia da Conquista do Território das Minas; e Os caminhos do ouro e a Estrada Real – esta última vencedora do Prêmio Jabuti de 2006, na qualidade de melhor projeto e produção editorial.

A sessão será presidida pelo director-geral da Biblioteca Nacional de Portugal, Jorge Couto, encontrando-se a apresentação da obra a cargo de dois reputados especialistas portugueses em História da Cartografia: o Prof. João Carlos Garcia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Mestre André Ferrand de Almeida.