Immanuel Kant (1724-1804)
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
   
 
 

Livraria da Biblioteca Nacional, 15 de Dezembro 2004 – 18 h.

REVISTAS: IDEIAS E CULTURA
Apresentação do site

O pensamento e a criação cultural portuguesas do Século XX deram-se a conhecer, nos seus manifestos, movimentos, polémicas e outras expressões relevantes, nas páginas de revistas.

Os itinerários então tecidos apresentam-se, muitas vezes, fragmentados, dispersos e com o selo da circunstância, o que torna a sua apreciação, em muitos casos, problemática, já que nem sempre é possível aceder a acervos de colecções de revistas completas; nem a reconstituição dos passos dos diferentes autores, ideias ou temas se revela, para a generalidade dos leitores, fácil.

A publicitação on-line de títulos relevantes e a informação analítica de cada uma das peças neles publicada possibilitam superar estes dois obstáculos, ao facultarem o acesso a edições integrais, ao mesmo tempo que proporcionam a consulta por autor, título de artigo, conceito, assunto ou referência bibliográfica citados, entre outros critérios.

Nestas duas vantagens concretiza-se o desígnio que preside ao site Revistas: Ideias e Cultura, fruto da colaboração entre a Biblioteca Nacional e o Seminário Livre de História das Ideias (FCSH-UNL), que se resume a tornar acessíveis algumas fontes fundamentais da história cultural e política portuguesa contemporânea nos termos em que o saber da História das Ideias e os recursos das Ciências Documentais hoje possibilitam.

É para a apresentação deste site, bem como da reprodução dos primeiros títulos – as revistas Portugália (1925–1926) e Estudos Sociais (1905-1911), que temos o prazer de o convidar a estar presente na Livraria da Biblioteca Nacional, no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 18 horas.


Para obter informações sobre este e outros eventos, consulte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.