página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 


 
 

De 17 de Junho a12 de Julho de 2003 na Hemeroteca Municipal de Lisboa

Periodismo Jurídico Português no Século XIX

Um relance, mesmo que breve, do século XIX revela a importância da imprensa periódica, verdadeiro arquivo de gentes, instituições, acontecimentos e utopias. Questões tão diversas quanto as alterações das Cartas políticas, a independência das colónias americanas, a partilha de África e o tempo victoriano com a sua extensão a oriente, a Alemanha de Bismarck, a Comuna de Paris, o crescimento urbano e desenvolvimento industrial, as novas ideologias, o associativismo operário, os romantismos, o realismo e o naturalismo na arte e na literatura – tudo nos chegava pelo jornal.

Os títulos expostos, a que se juntaram outros documentos que ilustram o nosso propósito, constituem uma mostra que testemunha a vitalidade da imprensa jurídica, chamando a atenção para a figura do jurista no Portugal de Oitocentos. Tempo marcado, também no mundo jurídico, por profundas reformas e ampla produção legislativa, num quadro de instabilidades várias, o jurista afirmou-se pela escrita e pela cultura, consagrando-se as redacções de alguns dos periódicos como laboratórios que foram espelho de um tempo pleno de curiosidades, através dos quais se revelaram figuras e projectos, num quadro de notável heterogeneidade profissional (lentes de Direito, magistrados, advogados, notários, solicitadores, escrivães... ) – vasta e riquíssima galeria a pedir a atenção dos investigadores.

Luís Bigotte Chorão


Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.