página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     


 

17 de Outubro de 2006 às 18.30 horas - Entrada livre

A Biblioteca Nacional apresenta o seu novo sítio web: Materiais para a História Eleitoral e Parlamentar Portuguesa

A Biblioteca Nacional de Portugal apresenta ao público, amanhã dia 17 de Outubro, o sítio web «Materiais para a História Eleitoral e Parlamentar Portuguesa, 1820-1926», em resultado de protocolo celebrado com o Instituto de Sociologia Histórica (F.C.S.H., Universidade Nova de Lisboa). A sessão, que conta com a presença de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, realiza-se no Anfiteatro da BN, pelas 18.30 horas.

A BN associa-se, deste modo, a uma das ramificações decorrentes do projecto de investigação coordenado pelo Prof. Doutor Pedro Tavares de Almeida sobre «O Recrutamento Parlamentar em Portugal. 1834-1926», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia desde 2004, e de cuja equipa científica fazem ainda parte os Drs. Fernando Moreira, Marta Carvalho dos Santos, Paulo Jorge Fernandes e Paulo Silveira e Sousa. No âmbito da Biblioteca Nacional Digital, a consulta de numerosas e variadas fontes históricas do nosso parlamentarismo liberal e republicano, bem como dos respectivos quadros político-eleitorais, pode ser consultada a partir de amanhã através do endereço http://purl.pt/5854/1 baseando-se a pesquisa justamente nas colecções de obras impressas pertencentes ao acervo da BN, de que se destacam os textos constitucionais, os regimentos parlamentares, manifestos e proclamações eleitorais.

Na consulta deste sítio, o público dispõe de uma arquitectura de apontadores para as fontes e bibliografia sobre o tema, cronologias, legislação e estatísticas, mas também desenhos, caricaturas e fotografias. Tratando-se de um projecto a actualizar periodicamente, as ligações compreendem ainda remissões para endereços electrónicos, tanto nacionais como estrangeiros, com informações conexas relevantes para o estudo do tema.

Poderão ser solicitadas mais informações por correio electrónico: bn.divulgacao@bn.pt; telefone: 21 798 2426.


Para obter informações sobre este e outros eventos, consulte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.