página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 

9 de Setembro a 20 de Novembro de 2004 - Entrada livre

Maria Keil, ilustradora

Pintora, ilustradora, decoradora, Maria Keil nasceu em Silves a 9 de Agosto de 1914. É também conhecida pelos revestimentos de azulejo que fez, nomeadamente, para as primeiras estações do Metro de Lisboa.

A Biblioteca Nacional consagra uma mostra à sua faceta de ilustradora, numa exposição que se desenvolve em dois espaços distintos:

Na galeria do 1.º andar estão expostas ilustrações para obras como Começa uma vida, de Irene Lisboa; Páscoa feliz, a novela de estreia de José Rodrigues Miguéis; Folhas caídas, de Almeida Garrett, na edição prefaciada por José Gomes Ferreira; e Metade comédia metade drama, de Francisco Keil do Amaral, entre muitas outras. Da sua obra gráfica podemos ainda ver os cabeçalhos que desenhou para algumas das secções da Seara Nova.

Na Sala de Referência, a exposição patenteia ilustrações na esfera da literatura infanto-juvenil, área em que é reconhecido o carácter inovador de Maria Keil. Expõem-se algumas das ilustrações para livros como O palhaço verde e Segredos e brinquedos, ambos de Matilde Rosa Araújo; Histórias da minha rua, de Maria Cecília Correia; A Primavera é o tempo a crescer, O Outono é o tempo a envelhecer, O Verão é o tempo grande e O Inverno é o tempo já velho, todos de Maria Isabel César Anjo; e A banhoca das baleias, de Alexandre Honrado. Podem ainda apreciar-se alguns estudos executados para as ilustrações de O livro de Marianinha, de Aquilino Ribeiro, cujos originais publicados desapareceram.

Maria Keil é também autora (texto e ilustrações) dos livros O pau-de-fileira, Os presentes, As três maçãs (Sala de Referência) e Árvores de domingo e Anjos do mal: demos – demónios - diabos, etc. (Galeria do 1º andar) de que estão patentes alguns dos originais.

No âmbito da exposição é editado um roteiro, disponível a partir de 9 de Setembro, que inclui uma bibliografia de Maria Keil, um texto de Rui Afonso Santos e depoimentos de Matilde Rosa Araújo, Raúl Hestnes Ferreira, Teresa Balté e Pedro Morais.


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

HORÁRIO DE VERÃO
De 19/07 a 18/09
Dias úteis: 09:30 h - 17:00 h
Encerra sábados, domingos e Feriados