Damião de Goes - os Caminhos de Um Humanista
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 


 
 

Dia 19 de Setembro, 17.30h, Livraria da BN

Ambições e Limites do Neo- Realismo Português

Ambições e Limites do Neo- Realismo Português é uma antologia dos textos que João Pedro de Andrade publicou sobre o tema, em jornais e revistas, ao longo dos anos de 1938 a 1966.
Observador rigoroso e imparcial ou, como diz José-Augusto França, na Tetracórnio em Fevereiro de 1955, a propósito do artigo ali publicado pelo autor, e que deu o nome ao recente volume, «João Pedro de Andrade acompanhou, desde o princípio, o movimento neo-realista com uma simpatia crítica que nunca se sujeitou a conveniências estratégicas. Não sei de
outra voz independente e simpatizantemente imparcial que pudesse dar a um estudo deste período o tom objectivo que se desejou.». Também Adolfo Casais Monteiro em «O Romance (Teoria e crítica)», publicado no Rio de Janeiro em 1964, considerou esta síntese de «notável».

Sem dúvida que o nome de João Pedro de Andrade evoca, como escreveu Ernesto Rodrigues na Introdução a esta antologia, «um conhecimento literário largo, que, imune a pressões do meio ou aos ares do tempo, não teme os juízos em recensão, ensaio ou mero verbete. É um modelo de atenção, sabedoria e risco.»


Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.