Damião de Goes - os Caminhos de Um Humanista
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 


 
 

Dia 10 de Setembro, 18.00h, Livraria da BN

Damião de Goes – os Caminhos de Um Humanista

Damião de Goes nasceu em Alenquer, no ano de 1502. Comemora-se, portanto, no corrente ano o 5º centenário do seu nascimento.

Os CTT evocaram já esta efeméride, em Fevereiro passado, com a emissão de um selo comemorativo, no qual se reproduz o tradicional retrato do nosso humanista, atribuído à pena do célebre pintor alemão Albrecht Dürer.
Na sequência desta peça filatélica, e tendo em consideração a importância singular desta personagem que se eleva a grande altura entre os maiores da sua geração (uma geração a que pertencem pensadores, artistas, escritores, militares, cientistas do gabarito de Pedro Nunes, André de Resende, André de Gouveia, João de Barros, D. João de Castro, Grão Vasco, entre muitos mais), acaba de ser publicado pelos CTT Correios de Portugal um livro, integrado na colecção “Datas da História”, dedicado a Damião de Góis, uma das figuras mais destacadas do seu tempo, mas ainda hoje muito pouco divulgada.
Na expectativa de contribuírem para um mais amplo conhecimento da vida e obra deste nosso ilustre antepassado, os CTT, que têm dedicado outros volumes a personalidades e acontecimentos marcantes da nossa história, entenderam dever tirar do esquecimento (injusto) este exemplo de amor à pátria, de homem de cultura, de espírito humanista, de “embaixador” itinerante de Portugal e dos seus interesses comerciais em várias paragens da Europa de Quinhentos.

Luís Filipe Barreto, professor de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é o autor desta obra, intitulada Damião de Góis – Os Caminhos de Um Humanista, que está dividida em 4 capítulos. Um primeiro, que abrange o período entre 1502 e 1522, no qual se relatam os seus primeiros anos de vida e formação, designadamente a sua vivência na Corte do rei D. Manuel. Em seguida, são passados em revista os tempos de residência em Antuérpia, para onde foi por ordem de D. João III, nos anos de 1523 a 1532. No terceiro capítulo regista-se aquilo que o autor designa como o tempo “da afirmação cultural na Europa”, onde sobressaem os seus contactos com Erasmo e os grandes Humanista da época, o seu processo com o Santo Ofício e as lutas com os sectores conservadores da sociedade, o aprofundamento da sua cultura latina, a publicação das suas obras mais importantes, os contactos com o protestantismo, os estudos na Universidade de Pádua, e as experiências em Veneza e em Lovaina. Por fim, o ciclo do regresso definitivo a Portugal, de 1545 a 1574, ano da sua morte.
A par de um texto sugestivo, de grande vigor e originalidade, este livro, cuja concepção gráfica é da autoria do designer Eduardo Aires, contém cerca de 120 imagens, que funcionam como documentos complementares, muitos deles pouco conhecidos ou mesmo inéditos, bem como um exemplar do selo comemorativo do 5º centenário do nascimento de Damião de Góis.

Ficha Técnica

Título: Damião de Goes – Os Caminhos de Um Humanista

Autor: Luís Filipe Barreto, professor de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Designer do livro: Eduardo Aires

Designer do selo: Luiz Duran

Editor: CTT Correios de Portugal

Tiragem: 8000 exemplares

Formato: 24x24 cm

Nº de páginas: 144

Edição numerada e autenticada, contendo o selo alusivo ao tema e uma prova de cor (preto) desse selo, também numerada com o número correspondente ao do volume.
Edição ilustrada com cerca de 120 imagens, na sua maioria a cores.

Preço: € 36.00


Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.