página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     


 

De 6 de Abril a 24 de Junho de 2006 – Entrada livre

Biblioteca Nacional recorda Armando José Fernandes e Fernando Lopes Graça

Na passagem do centenário sobre o nascimento dos dois compositores portugueses, a BN realiza uma mostra sobre Armando José Fernandes (1906-1983) e Fernando Lopes Graça (1906-1994), autores diferenciados que, no pequeno meio musical português, não deixaram de cruzar-se.

Por generosa doação da Família, o conjunto de originais de quase toda a obra musical de Armando José Fernandes está hoje integrado nos fundos do Centro de Estudos Musicológicos da BN. Compositor e pianista, o piano está presente em quase toda a obra do autor, tanto a solo, como em composições para música de câmara ou orquestra. Professor na Academia de Amadores de Música num breve trecho de dois anos, foi depois docente do Conservatório Nacional durante mais de vinte, com um período intermédio dedicado à criação musical, na Emissora Nacional, ao longo de uma década durante a qual, cedo na sua carreira, foi reconhecido o conjunto da obra com o prémio do Círculo de Cultura Musical.

Fernando Lopes Graça deixou uma vasta e diversificada obra literária e musical, tendo mesmo em conta que as suas opções políticas o afastaram de qualquer actividade oficial. Se os originais das suas composições se encontram no Museu da Música Portuguesa, a Biblioteca Nacional possui alguns exemplares de tiragem impressa, abrangendo grande parte da intervenção literária que, em reedição, reflecte o prolongado interesse pela sua obra crítica e artística. Para lá da composição, essa obra teve uma preocupação formativa do público que o levou a colaborar no Dicionário de Música, com Tomás Borba, ou a traduzir uma História da Música, uma veia polemista, em críticas e artigos publicados em periódicos ou cadernos de divulgação, sem descurar o pensamento estético em Reflexões sobre a Música ou Escritos Musicológicos.

Quando alunos do Conservatório Nacional, na passagem dos anos vinte para os anos trinta, Lopes Graça e Armando José Fernandes integraram um grupo de jovens conhecido por «Grupo dos Quatro» (com Pedro do Prado e Jorge Croner de Vasconcelos). Importa ainda referir que, por modos diferentes, ambos aperfeiçoaram estudos em Paris, um antes e outro depois de 1937. Já nos anos quarenta, manifestaram igualmente interesse por uma vertente tradicional expressa, por exemplo, na Fantasia sobre temas populares portugueses (1945) de Armando José Fernandes, nas Marchas, Danças e Canções (1946) ou no Cancioneiro Popular Português de Lopes Graça (1981, com M. Giacometti). Autores de obra musical certamente diferenciada, ambos recebem actualmente um renovado interesse, reflectido na procura das suas obras para execução e para gravação.

Mais informação sobre Lopes Graça está disponível em http://www.lopes-graca.com

Visitas guiadas

Marcações através dos telefones 21 798 2428 / 21 798 2068 ou do endereço electrónico rel_publicas@bn.pt


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados