2005
Imagem cedida pelo EGEAC/Museu da Marioneta
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
   

Visite o site sobre a exposição António José da Silva, o Judeu

 

De 14 de Julho a 1 de Outubro de 2005 - Entrada livre

António José da Silva, o Judeu (1705-1739)

A 8 de Maio de 2005 celebra-se o tricentenário do nascimento de António José da Silva, o “Judeu”, que ficou conhecido tanto pelas suas comédias, representadas na época no Teatro do Bairro Alto, como pelo fim trágico da sua vida na fogueira da Inquisição, com apenas 34 anos de idade.

Nascido no Rio de Janeiro, António José da Silva é considerado o mais representativo autor «dramático» português da primeira metade do séc. XVIII, sendo-lhe geralmente atribuídas oito óperas joco-sérias – mais rigorosamente comédias com trechos musicais, destinadas a teatro de bonifrates ou marionetas – que ainda hoje são levadas à cena por várias companhias teatrais. As peças constam dos primeiro e segundo volumes do Teatro Cómico Português, impresso em 1744, por Francisco Luís Ameno, a saber: Vida de D. Quixote de la Mancha (1733), Esopaida ou Vida de Esopo (1734), Os Encantos de Medeia (1735); Anfitrião ou Jupiter e Alcmena (1736), Labirinto de Creta (1736), Guerras do Alecrim e Mangerona (1737), As Variedades de Proteo (1737) e Precipício de Faetonte (1738). Destas, apenas o Labirinto de Creta, As Variedades de Proteo, e Guerras do Alecrim e Mangerona foram publicadas em vida, nos prelos de António Isidoro da Fonseca, entre 1736 e 1737. Conhece-se-lhe, ainda, uma Glosa ao soneto de Camões «Alma minha gentil, que te partiste», publicada em vida, e é-lhe atribuída a autoria de Obras do Diabinho da Mão Furada .

Para comemorar os trezentos anos do nascimento do “Judeu”, a Biblioteca Nacional realiza uma mostra que poderá ser visitada a partir do próximo dia 14 de Julho e estará patente até 1 de Outubro. Da mostra e do roteiro que a acompanhará constarão manuscritos e impressos das obras atribuídas a António José da Silva, a principal bibliografia crítica sobre a sua vida e obra, bem como sobre os seus processos na Inquisição, apresentados pelo Prof. José Oliveira Barata, especialista da obra do comediógrafo. Serão ainda apresentados cartazes e imagens das encenações contemporâneas da obra do comediógrafo.

Horários de visita à exposição
Inverno (18 de Setembro a 14 de Julho) Dias úteis - 09.30 às 19.30h
Sábado - 09h30m às 17h30m
Domingo - Encerrada.

Verão (15 de Julho a 16 de Setembro)
Dias úteis: 09.30 às 17.30H
Sábado e Domingo - Encerrada

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.