página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

 

 
 

Dia 9 de Abril de 2003 – 18 horas - Livraria da Biblioteca Nacional – Entrada Livre.

Dicionário de Literatura de Jacinto do Prado Coelho - Apresentação dos volumes de Actualização

A Editora Figueirinhas lançou o primeiro volume de actualização do Dicionário de Literatura (Portuguesa, Brasileira, Galega, Africana e Estilística Literária), de Jacinto do Prado Coelho, no dia 9 de Abril, pelas 18 horas, na Livraria da Biblioteca Nacional. A apresentação da obra esteve a cargo de Eduardo do Prado Coelho e dos coordenadores, Prof. Doutor Ernesto Rodrigues, Prof. Doutor Pires Laranjeira e Dr. Viale Moutinho.

Nesta nova fase, a coordenação dos volumes de actualização esteve a cargo de Ernesto Rodrigues (Literatura Portuguesa), Pires Laranjeira (Literaturas Brasileira e Africana) e José Viale Moutinho (Literatura Galega). Entre os colaboradores, contam-se. Álvaro A. Dória, António Cândido Franco, António Coimbra Martins, Álvaro Manuel Machado, Annabela Rita, António Rebordão Navarro, Álvaro Salema, António Valdemar, Baptista-Bastos, Fernando Campos, Fernando Guimarães, José Augusto França, José António Gomes, José Manuel Mendes, Luís Amaro, Aliete Galhoz, Paula Morão, Serafim Ferreira, Urbano Tavares Rodrigues e Vergílio Alberto Vieira.

A actualização desta obra fundamental, ainda hoje o principal título de consulta literária em Portugal, compreende três volumes, num conjunto formado por cerca de 800 novas entradas, em aproximadamente mil páginas. Inclui também a actualização bibliográfica de verbetes já existentes no Dicionário e, como novidade, várias entradas dedicadas às literaturas africanas de expressão portuguesa.

Recorde-se que o primeiro fascículo desta obra, dirigida pelo prof. Jacinto do Prado Coelho, já com a chancela da Figueirinhas, surgiu em Agosto de 1956, estando pronto o volume único da 1ª edição em 1960. Passando para dois tomos na 2.ª edição (letras A-M, 1969 e N-Z, 1971), avançou para três volumes e, depois, para os cinco actuais, com renovada maqueta e iconografia. Em 1984, ano em que faleceu, Jacinto do Prado Coelho dirigia a actualização do Dicionário, que não pôde terminar. Algum tempo depois, foi retomada nova actualização, que acabaria por ficar pronta em 2002 com a referida equipa de coordenadores.


Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.