página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 


 
 

De 29 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2003

Damião de Góis
Exposição da BN em Congresso Internacional

A exposição Damião de Góis, humanista português na Europa do Renascimento, organizada pela Biblioteca Nacional, está patente na Biblioteca Pública de Braga de 29 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2003. A inauguração da exposição integra as actividades de abertura do Congresso Internacional sobre Damião de Góis na Europa do Renascimento (http://www.facfil.ucp.pt/dgois.html), promovido pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa.


Segundo a estrutura da exposição original, a mostra documental destaca a projecção de Góis, do humanista e do pensador laico na Europa renascentista, sem esquecer os itinerários que concretizaram esse cosmopolitismo e as relações intelectuais que reforçaram essa mundivivência.
Trata-se, numa primeira linha de força, de traduzir a obra do humanista do latim de origem para o português actual, no sentido em que se procura dar a conhecer ao público não especializado (i. e., para lá da minoria escassíssima de especialistas) o conteúdo geral dos títulos que compõem essa obra, modo de avaliar os temas que suscitaram interesse ao seu autor. Daí que, no catálogo da exposição, além da literal tradução desses títulos, sejam propostas descrições de conteúdo detalhadas que acompanham os respectivos registos bibliográficos.

Numa segunda linha de força, procura auscultar-se a pertinência mais extensa dessas temáticas eleitas por Damião de Góis, outro modo de dizer que procura avaliar-se o seu significado e projecção no contexto do humanismo cultural e mental do seu tempo, significativamente dominado pela valorização do espaço europeu e pela importância da civilização europeia, numa consciência europocêntrica de um mundo em alargamento de fronteiras, de descobertas...

Damianus a Goes, iuvenis domi nobilis – na expressão de Erasmo de Roterdão, seu amigo, hospedeiro e protector –, foi figura reconhecida por essa Europa do Renascimento, sem deixar de nela integrar a grandeza das coisas portuguesas, tornando-as mesmo exemplo do humanismo de que foi brilhante representante: ainda que a sua célebre Descrição da Cidade de Lisboa não tenha sido editada em vernáculo, procurou justamente representar um paradigma da urbe que se enche de luz nas representações modernas, digna de considerar-se capital de um novo orbe.

Biblioteca Pública de Braga / Univ. do Minho - Largo do Paço


Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.