Espólio de João Ameal
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

 

 
 

De 5 e 6 de Junho de 2003

Encontro do Portal Gabriel na Biblioteca Nacional

O portal Gabriel é, desde 1997, o serviço oficial na World Wide Web da rede de cooperação CENL - Conference of the European National Librarians. O portal oferece actualmente informação sobre 41 bibliotecas de 39 países europeus, dando acesso a serviços vários, incluindo catálogos de pesquisa e conteúdos digitais e digitalizados.

Depois do segundo encontro dos membros do portal Gabriel, realizado em 2001 em Libljana, vai-se realizar agora o terceiro encontro em Lisboa, na Biblioteca Nacional, nos dias 5 e 6 de Junho.

Os principais objectivos deste encontro serão: estimular a cooperação internacional; partilhar experiências e serviços, em torno da WWW em geral e do Gabriel em particular; fornecer informação sobre o projecto TEL - The European Library (um encontro de trabalho deste projecto será realizado em paralelo com o encontro).

O encontro terá uma agenda de um dia e meio, onde serão focados assuntos tais como:
- O projecto Europeu TEL
- Portais de e para bibliotecas
- Acesso e utilização de colecções digitais
- Desenvolvimento de conteúdos
- Ferramentas e normas
- Novos serviços no portal Gabriel

Informação mais detalhada sobre este encontro, incluindo o programa detalhado e formulário de inscrição, poderá ser encontrada em: http://www.kb.nl/gabriel/2003workshop/

Nota: em finais de 2004 o Portal Gabriel desapareceu como um serviço em linha independente. Foi incorporado em "The European Library", um novo serviço Web das bibliotecas nacionais da Europa que entrou em operação no início de 2005. Saiba mais em: http://www.kb.nl/hrd/netwerk/gab-en.html http://www.theeuropeanlibrary.org/portal/index.html