Agenda 2007: MOSTRA EVOCATIVA - FIALHO DE ALMEIDA
Agenda 2007: MOSTRA EVOCATIVA - FIALHO DE ALMEIDA
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     
Obras :

«[…] mulheres que sempre tinham prezado a honra e que haviam sido tão excelentes mães de família como, antes, moderadas donzelas».

«E a mulher, com o desgosto começou a engordar e a ficar feia: gorda e abandalhada! Deus não lhe dera importância, Deus gostava mais do homem do que dela.»
 

«Menina prendada que fora, aristocrata que era (e continuaria a sê-lo, mau grado as brutalidades do marido, porque a raça estava-lhe no sangue e nele subsistiria até a morte, mesmo além da morte!), decente, e educada para um futuro que se suportaria».

 

«As mulheres são o primeiro, o mais belo, o pior, o último inimigo do homem. Têm a falsidade da caça que se mostra, se oferece e logo se furta...»


 

  7 de Janeiro de 2008 a 2 de Fevereiro de 2008 na Sala de Referência | Entrada Livre

MOSTRA EVOCATIVA
FERNANDA BOTELHO
(1926-2007)

Maria Fernanda Botelho estreou-se como poetisa entre o grupo fundador dos cadernos Távola Redonda (1950-1954), a que esteve associada, e publicando em livro As Coordenadas Líricas (1951), mas foi como ficcionista que veio a notabilizar-se. Romancista do feminino, conquanto apartada de ideários feministas, transpôs para a sua obra, desde o primeiro título, Ângulo Raso (1957), o papel da mulher na sociedade contemporânea, desde o meio campesino ao ambiente de aristocracia falida, numa visão irónica, mesmo sarcástica.

Tendo colaborado em diversos jornais e revistas, foi ainda tradutora de mérito reconhecido a escritora sobre a qual Óscar Lopes afirmou: «A poetisa das ‘Coordenadas Líricas’ ergueu-se a romancista vigorosa, possuidora de um estilo vivo e pessoalíssimo, moderno e vibrátil, e duma técnica hábil e convincente. E quando digo que se ergueu, não menosprezo a sua estreia poética. Mas o seu destino é o de romancista. Não sei em que sofrimentos o argamassou. Mas pelo menos naquela vasta compreensão dos sofrimentos e das inquietações dos humanos que é dom imprescindível do romancista. Sem ele, este não passa dum fazedor de histórias. Com ele, é um recriador do mundo.»


Horário de visita à mostra:

2ª a 6ª-feira – 10H00 às 19H00

Sábado – 10H00 – 17H00

Encerra domingos e feriados

Mais informações através do endereço rel_publicas@bn.pt ou dos tels.:
21 798 2124 / 21 798 2428