página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 
 

15 de Janeiro 27 de Março de 2004 - Entrada Livre

Exposição Bibliográfica Comemora 60 anos de Vida Literária e Filosófica de Eduardo Lourenço

Encontra-se patente entre 15 de Janeiro 27 de Março de 2004, na Biblioteca Nacional, uma exposição que contempla mais de oito dezenas de textos de Eduardo Lourenço, escritos entre Janeiro de 1943 e Janeiro de 2003, no que constitui uma homenagem ao nosso maior ensaísta vivo, pelos seus 60 anos de vida literária e filosófica.
O primeiro texto exposto, um conto intitulado ‘Ti Curandeiro’, recém-descoberto no âmbito da investigação dirigida pela Profa. Maria Manuel Baptista no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, permitiu agora rever e fixar com rigor a cronologia da obra deste insigne filósofo da cultura portuguesa.

A mostra inclui igualmente manuscritos do autor cortados pela censura nos anos 50, quando colaborava na página literária de O Primeiro de Janeiro (cujo espólio pertence hoje à Biblioteca Municipal da Maia), cerca de quatro dezenas de livros publicados por Eduardo Lourenço no país e no estrangeiro e muitas das suas múltiplas colaborações em jornais e revistas nacionais e estrangeiras, entrevistas, prefácios, contos, (e mesmo um poema), bem como manuscritos inéditos.

Ainda no âmbito desta homenagem, e assinalando o ano findo em que Eduardo Lourenço perfez também 80 anos de vida, a presente mostra conta ainda com a exposição de largas dezenas de fotografias pessoais do filósofo e um catálogo no qual se apresenta uma detalhada bio-bibliografia do autor.

A exposição, foi coordenada cientificamente pela Profa. Maria Manuel Baptista, é organizada pela Biblioteca Municipal da Maia e encontra-se em itinerância desde Março de 2003, tendo já passado pelas bibliotecas da Maia, Aveiro, Santarém e Mirandela. Após a sua estadia na Biblioteca Nacional, segue para outras bibliotecas, museus e universidades em diversos pontos do país, prevendo-se que viaje em seguida para o estrangeiro, correspondendo aos pedidos já registados e assinalando o enorme interesse que a obra de Eduardo Lourenço suscita tanto a nível nacional como internacional.


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.