Capa do livro Textos de Imprensa IV
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

 

 
 

Dia 11 de Julho, 18.30h na Livraria da BN

Eça de Queirós, Jornalista no Brasil

A presença de Eça de Queirós no Brasil não se marcou apenas pelo impacto e pela devoção granjeada por sua obra ficcional.
Em espaços diferentes da Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, de 1880 a 1897, matérias sob diversas rubricas trazem a assinatura de Eça de Queirós. Essa colaboração continuada cimentou e dilatou a popularidade e o prestígio do ficcionista em terras brasileiras.

A primeira colaboração do jornalista Eça de Queirós para a Gazeta de Notícias vem publicada no dia 24 de julho de 1880, repetindo-se, mensalmente, até fevereiro de 1882. Prossegue, ainda, com intervalos maiores, até 24 de outubro do mesmo ano.

Nos anos de 83 a 86, a Gazeta nada publica firmado por Eça.
Em 1887, rompe-se o silêncio, com a publicação de A Relíquia e, em 88, com a transcrição do capítulo final de Os Maias e, de Fradique Mendes, a publicação das "Notas e recordações" e das cartas: "Ao Visconde de A.T.", "A Mme de Jouarre, II", "A Oliveira Martins".

Novo silêncio de 1889 a 1891.

Em janeiro de 92 a Gazeta publica o primeiro número de seu " Suplemento Literário", o primeiro do gênero que no Brasil se editou e de que Eça foi o mentor, o responsável pela criação e o diretor, sendo de sua autoria o texto de abertura, ou editorial de lançamento: "A Europa em resumo". Reinstaura-se, assim, uma presença que se irá manter até Setembro de 1897, e que, além dos textos de imprensa, se concretiza através da publicação de outras cartas de Fradique Mendes ( "A Clara", I, II, III, IV) e dos contos: "Civilização", "As histórias: Frei Genebro", "O defunto", "As histórias: O tesouro)"

Os textos jornalísticos de Eça para o Brasil, e só eles são aqui recolhidos, atendendo-se a um critério de gênero em que se baseia a presente edição crítica de suas obras, evidentemente ecoam e são parasitários da vida de entidades reais, extra-texto. Mas, mesmo assim, o privilégio absoluto do aspecto referencial nunca se instaura: na textualização da realidade circundante, o trabalho constante do signo verbal sempre se regista e, frequentemente, a intervenção de uma imaginação produtivamente criadora ajuda a plasmar, fertilizando-a, a informação de que se incumbe o jornalista. Neles se inscreve, sem dúvida, uma maneira de ver e fazer ver, de inteligir a realidade em que se apoiam -- a inglesa, a francesa, a européia em geral -- e à qual o jornalista continuamente remete, recriando-a. Neles, um modo de apreender, pensar e representar a sociedade de seu tempo, aos bocados, se exercita e depura. Assim é que fatos políticos e do cotidiano, acontecimentos e questões de política nacional e internacional, retratos de personalidades, anedotas espraiadas, tudo se vê drenado e selecionado com a liberdade que ainda hoje marca o trabalho do cronista e, de certa forma, ainda o do correspondente, e que, no caso de Eça e a Gazeta, era irrestrita. E tudo se plasma numa enunciação que contrasta e hiperboliza para enfatizar, atualizando sempre aquele "espírito" a que Eça tantas vezes se referiu.

Este volume de Textos de Imprensa IV, reunindo as matérias enviadas para o Rio de Janeiro, constitui-se, assim, na apresentação integral e conjunta do que se pode considerar a obra jornalística de Eça de Queirós, pensada e elaborada tendo em vista o público brasileiro, por meio de um mesmo e único veículo - a Gazeta de Notícias.


Elza Miné

Universidade de São Paulo


Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.