página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 

A 21 de Abril de 2004 -Na livraria da BN, pelas 18 horas - Entrada Livre

Um manuscrito inédito de Caldas Barbosa

Um manuscrito inédito de Domingos Caldas Barbosa (1738-1800), datado de 1799 e contendo 40 canções breves ou Modinhas, com textos extraídos da colecção de cantigas Viola de Lereno (Lereno Selinuntino é o nome arcádico de Barbosa) (BN M.M. 4801), é pela primeira vez apresentado ao público na BN. A música não tem autor declarado, e as obras são todas para duas vozes iguais e acompanhamento, que se por vezes é declaradamente para cravo ou piano forte, pode constar apenas de uma simples linha de baixo.

A apresentação é feita pelo Professor Manuel Morais que aborda aspectos relativos à forma poética, à forma musical, à ornamentação e à realização da parte instrumental, bem como à questão da autoridade da música e as fontes literárias da Viola de Lereno e é ilustrada com reproduções da obra e com exemplos musicais.

Manuel Morais (Lisboa, 1943) estudou instrumentos antigos de corda dedilhada (Pujol), Musicologia e interpretação de música antiga (Kastner), e composição (Capdeville) no Conservatório de Lisboa, e em Espanha e na Suíça (Dombois, Piguet e Meylan). Colabora com a Fundação Gulbenkian, tendo publicado na série Portugaliae Musica a totalidade dos cancioneiros poético-musicais portugueses do século XVI. É director do grupo Segréis de Lisboa, que fundou em 1972. Entre 1972 e 1998 foi professor do Conservatório Nacional de Lisboa, e tem participado como docente em cursos de música antiga em Portugal e Espanha. É actualmente professor no Departamento de Artes da Universidade de Évora.

Catarina Latino


Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.