agenda 2007 : Cerimónia de Assinatura do Termo de Doação do Espólio de Henrique Rosa à BNP
agenda 2007 : Cerimónia de Assinatura do Termo de Doação do Espólio de Henrique Rosa à BNP
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     


 

Cerimónia de Assinatura do Termo de Doação do Espólio de António de Oliveira e Silva à BNP
|
14 de Janeiro de 2008 | 16:30h | Sala do Conselho

DOAÇÃO
Doação do Espólio de António de Oliveira e Silva à BNP

No dia 14 de Janeiro, pelas 16H30, terá lugar na Sala do Conselho da Biblioteca Nacional de Portugal a cerimónia de assinatura do Termo de Doação do espólio de António de Oliveira e Silva (1933-2005). A entrada é livre.

António de Oliveira e Silva fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto (composição, clarinete, violino e viola de arco); concluiu o curso deste último instrumento no Conservatório de Lisboa. Fez ainda estudos de música antiga e de interpretação de música barroca com vários professores de renome internacional (como Marie Leonhardt ou Jordi Savall).

Fez parte de várias orquestras portuguesas, bem como de diversos agrupamentos de música de câmara, tendo-se apresentado em concertos e participado em gravações (Rádio, Televisão e disco) em vários países.

Leccionou as classes de violino, viola de arco e música de câmara no Conservatório de Castelo Branco; na Escola de Música do Conservatório Nacional e, na Covilhã, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior.

Colaborou no Expresso, no boletim Música e Músicos (Sindicato dos Músicos) e no boletim da Escola de Música do Conservatório Nacional, bem como em imprensa regional do concelho de Estarreja. Foi um colaborador activo do Sindicato dos Músicos, cujos corpos sociais integrou por diversas vezes.

O conjunto documental agora doado à Biblioteca Nacional de Portugal, é constituído por um núcleo monográfico, abrangendo temas como história da Música, história e construção de instrumentos, dicionários de música, de instrumentos e escritos de diversos compositores e por um núcleo de partituras que reflecte essencialmente a sua actividade como instrumentista de câmara e como pedagogo. E ainda pela partitura manuscrita (cópia do século XVIII) da cantata La Danza (texto de Metastasio), do compositor italiano radicado em Portugal, David Perez (1711-1778), particularmente significativa por não constar da lista de obras conhecidas desse autor.

 Mais informações sobre este evento poderão ser obtidas através dos telefones 21 798 2124/21 7982068 ou do endereço electrónico rel_publicas@bn.pt.