página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

"(...) é editado o Vol. 2 do Inventário dos Códices Iluminados até 1500 que, com o Vol. 1, pretende inventariar os manuscritos com iluminura (mais ou menos rica), à guarda das instituições do Estado de todos os distritos portugueses. Neste projecto estiveram implicadas 29 bibliotecas, arquivos e museus, mas, sem o sentido de cooperação e a boa vontade dos seus técnicos, dificilmente na Biblioteca Nacional ele teria chegado a bom termo.
Foi tomada a decisão de todas as descrições serem acompanhadas de uma imagem significativa: "Une photographie bien choisie vaut mieux que de longs discours", para utilizar a expressão de François Avril, reconhecido especialista na matéria, ao comentar a publicação do Volume 1. Diversos índices facilitam o acesso à informação. (...)"

 
 

Dia 7 de Março, às 18 horas, na Livraria da BN

Inventário dos Códices Iluminados até 1500

Os iluminadores medievais aderiram à electrónica?

É verdade, sim. Para que o seu trabalho minucioso não ficasse para sempre escondido nas prateleiras das bibliotecas e dos arquivos, para deleite de raros estudiosos que com dificuldade obtinham permissão de consultar preciosos códices ignorados do grande público, não os iluminadores, mas alguém por eles, tomou a decisão de lhes dar visibilidade.

Mas isto que é dito em meia dúzia de palavras leva o seu tempo.
Primeiro necessário se torna descobrir onde os códices se encontram, depois identificá-los, descrevê-los, escolher a página a reproduzir, trabalho a exigir não a arte dos laboriosos copistas e iluminadores, mas a paciência de "descobrir" que texto ali foi transcrito, em letra arrevezada por vezes, que cena se quis representar...
Assim, ao fim de anos de trabalho, é editado o Vol. 2 do Inventário dos Códices Iluminados até 1500 que, com o Vol. 1, pretende inventariar os manuscritos com iluminura (mais ou menos rica), à guarda das instituições do Estado de todos os distritos portugueses. Neste projecto estiveram implicadas 29 bibliotecas, arquivos e museus, mas, sem o sentido de cooperação e a boa vontade dos seus técnicos, dificilmente na Biblioteca Nacional ele teria chegado a bom termo.
Foi tomada a decisão de todas as descrições serem acompanhadas de uma imagem significativa: "Une photographie bien choisie vaut mieux que de longs discours", para utilizar a expressão de François Avril, reconhecido especialista na matéria, ao comentar a publicação do Volume 1. Diversos índices facilitam o acesso à informação.

Perante a riqueza de material iconográfico cuja dificuldade em reunir havia sido patente, surgiu a ideia de a aproveitar na construção de um cd-rom. Desde logo este meio possibilita a consulta em simultâneo da informação contida nos dois volumes impressos. O utilizador poderá consultar, em sequência, por exemplo, imagens da mesma época pertencentes a instituições diversas, ter a percepção de como um mesmo texto era ilustrado em épocas diferentes; da evolução da decoração das letras iniciais, das cercaduras, etc., etc..

Aproveitando, pois, as oportunidades surgidas no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio, a Biblioteca Nacional, enquanto organismo coordenador do Inventário do Património Bibliográfico, edita, assim, e divulga para o grande público esse tesouro patrimonial de enorme valor que são os Códices Iluminados Medievais.

Isabel Cepeda


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.