página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 de Outubro de 2004, 18 horas – Entrada Livre

Anúncios, programas e críticas. Desenvolvimento e recepção da tradição concertística em Portugal através de fontes da BN

Os finais do século XIX, inícios do século XX, apresentam-se como um período chave na consolidação da tradição concertística em Portugal, afirmando-se contra o predomínio de uma tradição lírica consubstanciada nos espectáculos de ópera e opereta apresentados nos principais teatros da capital e restantes cidades do Reino. Este fenómeno está particularmente documentado nos principais periódicos musicais da época (Amphion e Arte Musical) que, sem abandonarem a cobertura dos géneros socialmente consagrados, particularmente a ópera no S. Carlos, se empenham activa e criticamente no apoio a esses desenvolvimentos. Particularmente relevante neste contexto é o papel desempenhado por Miguel’angelo Lambertini (1862-1920), quer como impulsionador, quer como crítico, quer como intérprete, quer como coleccionador. Nesta apresentação estará particularmente em foco a sua colecção de programas de concertos.

Joaquim Carmelo Rosa (Lisboa, 1955) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional e no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1977. Licenciou-se em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1989, tendo aí obtido em 2000 o grau de mestre em Musicologia Histórica. Leccionou as disciplinas de História da Música e Acústica em diversas escolas de música do país, sendo desde 1994 professor do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Prepara presentemente uma dissertação de doutoramento na Universidade de Londres sobre o ensino especializado da música em Lisboa em finais do século XIX, inícios do século XX.


Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.