página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
   
 

Dia 23 de Novembro de 2004 – Entrada livre

Augusto Machado e as operetas da época da «geração de 70»

Inserida no ciclo Música na BN, a Biblioteca Nacional / Ministério da Cultura acolhe no próximo dia 23 de Novembro, pelas 18 horas, a realização de uma conferência da Drª Maria José Artiaga sobre «Augusto Machado e as operetas dos anos 70», que será ilustrada com exemplos musicais ao vivo e gravados.

O compositor Augusto Machado viu o seu nome reconhecido na História da Música Portuguesa devido, em particular, ao conjunto de óperas escritas e representadas no Teatro de São Carlos, depois do sucesso primeiramente obtido com Laureana, em Marselha, em 1883. Anos antes desenvolvera uma intensa actividade como compositor de operetas para o Teatro da Trindade, tendo escrito na década de 1870: O Sol de Navarra (1870), A Cruz de Ouro (1873), O Degelo (1875), A Guitarra (1878), Maria da Fonte (1878).

É deste conjunto de obras, pertencente aos fundos da Biblioteca Nacional, assim como dos nomes da «Geração de 70», que a elas estiveram associados como, entre outros, o de Jaime de Batalha Reis, que fala Maria José Artiaga.

Licenciada em Musicologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Freie Universität de Berlim, Maria José Artiaga é Mestre em Musicologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Actualmente a realizar o seu doutoramento no Royal Holloway da Universidade de Londres sobre o tema "A emergência do Modernismo na Música Portuguesa na passagem do século XIX para o XX", é professora equiparada a adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Recorde-se que o ciclo de «Música na BN», que decorre com regularidade desde o ano passado, move-se em torno da valorização dos fundos musicais arquivados na Biblioteca Nacional.


Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.